Mais de 80.000 votos foram dados nas últimas duas semanas e, depois de uma análise cuidadosa, os resultados do Building of the Year Awards 2019 do ArchDaily, apresentado por Unreal, foram divulgados. O prêmio que comemorou dez anos em 2019, é o maior prêmio de arquitetura crowdsourced baseado em pares no mundo, mostrando os projetos escolhidos por vocês, nossos leitores, como os mais significativos do ano.

Isto não é uma tarefa fácil. Mais de 4000 projetos estiveram em disputa neste ano, desafiando os leitores a considerarem cuidadosamente uma grande variedade de projetos de todo tipo, escala e localização. 4000 projetos foram reduzidos a 75 finalistas; 75 foram agora reduzidos para os 15 vencedores – um para cada categoria tipológica.

Os resultados são tão diversos quanto a própria arquitetura. Nomes bem conhecidos estão, como nas edições passadas, presentes entre o grupo, entre eles Zaha Hadid ArchitectsMVRDV, e Heatherwick Studio.. Para este último, com sede em Londres, sua vitória marca o segundo ano consecutivo em que são premiados por um projeto de remodelação. Mas nomes menos conhecidos dominam as fileiras dos vencedores este ano. O edifício de escritórios serenamente simples do Innocad para uma empresa imobiliária eleva o que a arquitetura corporativa pode ser, enquanto o domínio técnico e material da Biblioteca Somaiya Maya de Sameep Padora é suficiente para fazer qualquer arquiteto olhar duas vezes. A biblioteca é, na verdade, um dos dois projetos indianos a serem homenageados este ano – mostrando para a nação cujo talento em projeto parece finalmente estar em primeiro plano.

Mas, apesar de todas as suas diferenças, os vencedores compartilham um elemento crucial em comum: eles representam os valores de nossa missão, que é trazer inspiração, conhecimento e ferramentas para os arquitetos em todos os lugares. Building of the Year – e na verdade, o próprio ArchDaily – não seria possível sem a generosidade das empresas e dos leitores que investem em nossa missão como nós. Expressamos nossos sinceros agradecimentos a todos que participaram este ano, independentemente da forma. Parabéns a todos os vencedores!

Fonte: Portal Arch daily